Assédio moral é tema de palestra no HUT

Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Mundo do Trabalho foi tema de palestra proferida pelo assessor jurídico do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Marcelo Leal. O encontro foi no auditório do HUT e reuniu servidores e gestores da unidade de saúde.

O objetivo da palestra é conscientizar, instruir e capacitar servidores e gestores sobre a necessidade de prevenir o assédio moral, sexual e a discriminação dentro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e promover uma cultura organizacional saudável, diz Leal. O fortalecimento dos vínculos sociais e profissionais entre as pessoas no ambiente de trabalho fortalece a instituição, reforça o assessor jurídico.

O assédio moral adoece o trabalhador e prejudica a vida profissional, social e pessoal do assediado, diz Aranucha Brito, Diretora Geral do HUT.” A palestra é para capacitar e orientar na identificação das diversas práticas que caracterizam o assédio e a discriminação no ambiente de trabalho, bem como as suas formas de prevenção e enfrentamento. Estamos trabalhando na capacitação constante dos nossos colaboradores, buscando uma gestão humanizada e focada na prevenção dos conflitos”, explica Aranucha.

Segundo Marcelo Leal, dados do Monitor do Trabalho Decente, ferramenta da Justiça do Trabalho, 72,1% das ações sobre assédio sexual julgadas desde 2020 foram ajuizadas por mulheres. A faixa etária predominante era de 18 a 29 anos (42,4%) e de 30 a 39 anos (32,6%). O assédio deve ser denunciado e tem amparo legal, explica Marcelo. Dentro das instituições várias instâncias podem ser acionadas como a autoridade superior, ouvidoria, CIPA e até buscar recursos fora notificando o Ministério Público do Trabalho.

Os principais tipos de assédio moral são: Vertical descendente (superior para subordinado), Vertical ascendente (subordinado para superior), Horizontal (entre colegas) e Misto (envolvendo diferentes níveis hierárquicos).

No Brasil, o dia 2 de maio é celebrado o Dia Nacional ao Assédio Moral.

Notícias recentes

Notícias em alta

Com notícias do Piauí, do Brasil e do Mundo!

©2024- Todos os direitos reservados. Clique Pi