A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou, nesta quarta-feira (09), a Operação Draco 203, com o objetivo de desarticular uma célula de organização criminosa que atuava nos municípios de Palmeirais (PI) e Parnarama (MA). A ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), após meses de investigação.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo é suspeito de envolvimento em 14 homicídios ocorridos nos últimos dois anos, além de atuar com tráfico de drogas, agiotagem, ameaças e porte ilegal de armas de fogo. Os crimes, segundo as autoridades, foram praticados com extrema violência — incluindo um caso em que a vítima foi executada com 40 disparos e teve a residência incendiada.
O principal mandante das ações seria W.S.B., conhecido como “Leozinho”, que teria ordenado os homicídios como forma de vingança pela morte do pai.
Durante a operação, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão em imóveis localizados tanto na zona urbana quanto na zona rural de Palmeirais, além de áreas próximas à divisa com o Maranhão. Entre os alvos estão indivíduos com histórico de violência, como F.B.A., identificado como traficante e agiota, com atuação armada.
A Draco 203 faz parte do programa Pacto pela Ordem e contou com o apoio das diretorias de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e da Polícia Civil, além da atuação integrada de diversas forças de segurança, como FEISP, DEOP, Polícia do Interior, Polícia Metropolitana, Guarda Municipal, BOPAER, BEPI, BOPE, ROCAM, RONE, e as seccionais de Amarante e Nazária. A Polícia Civil do Maranhão também participou da operação, reforçando a cooperação interestadual para garantir a eficácia da ação.
Edição: Redação Clique PI – Imagem: Reprodução