A Equatorial Piauí, além de investir continuamente na modernização da rede elétrica do estado para garantir energia de qualidade e segurança, intensificou ações contra o furto de cabos e equipamentos do sistema. Somente nos últimos três anos, o prejuízo causado por esses crimes ultrapassou R$ 2 milhões no Piauí. Para combater a prática, a distribuidora de energia, em parceria com as Polícias Civil e Militar, realiza uma campanha de conscientização nas cidades de Parnaíba e Barras na manhã desta segunda-feira (28).
Batizada de Operação Equi-Cobre, a iniciativa incluiu panfletagem em áreas centrais e visitas a sucatas para alertar sobre os riscos de comercializar materiais elétricos roubados, crime previsto no artigo 155 do Código Penal. A ação já foi realizada em Teresina, em dezembro de 2024, e hoje (28), ocorreu nas cidades de Parnaíba e Barras no turno da manhã, e em outros municípios de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará e Rio Grande do Sul.

A Equi-Cobre é uma operação da Segurança Empresarial realizada em conjunto com a Segurança Pública em todas as unidades da Equatorial no Brasil. A iniciativa busca muito mais do que apenas coibir a prática do furto de cabos, de acordo com o Executivo de Segurança Empresarial, Johnathan da Costa de Jesus. “A Operação EquiCobre reforça o compromisso da Segurança Empresarial do Grupo Equatorial com a integridade do sistema elétrico e a segurança das comunidades onde atuamos. O furto de cabos e equipamentos não é apenas um prejuízo financeiro para a concessionária. Ele impacta diretamente a vida da população, provocando quedas de energia, atrasos em serviços essenciais e colocando em risco a segurança de todos. Com essa campanha, queremos não só coibir a prática criminosa, mas também conscientizar comerciantes, recicladores e a sociedade em geral sobre os riscos e consequências legais envolvidos. A parceria com as forças de segurança pública é fundamental para ampliar o alcance das ações e fortalecer a rede de proteção ao patrimônio da companhia”, explicou o executivo.
Eduardo Neiva, Executivo de Recuperação de Energia da Equatorial Piauí, destacou que o objetivo é reduzir danos aos consumidores da rede de energia. “Vamos mobilizar nossa equipe em apoio técnico a segurança empresarial, e as forças de segurança pública, com a Polícia Militar e a Polícia Civil, para atuar na campanha onde a gente vai até as sucatas. Nessas visitas, orientamos os proprietários sobre os riscos e ilegalidades na compra de materiais de cobre, cabos ou equipamentos da Equatorial, como transformadores, que não tenham comprovação de origem”, explicou o executivo.
Denúncias de atividades suspeitas podem ser feitas anonimamente pelo telefone 0800 086 0800 ou diretamente em delegacias. A empresa já registra redução nos furtos em regiões litorâneas após investimentos em tecnologia e monitoramento, o que diminui interrupções no fornecimento de energia e custos com reparos.

Nos últimos anos, os casos caíram bastante, sendo que em 2023 foram registradas 33 ocorrências, e em 2024 esse número caiu para 18 ocorrências, graças aos esforços da concessionária em parceria com as autoridades policiais. Para 2025 ainda deve ser realizado outras ações de conscientização nas cidades de Picos e Floriano.