O Papa Francisco afirmou neste domingo (16) que está atravessando um “momento de provação”, em mensagem divulgada pelo Vaticano durante o Angelus. O pontífice está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro devido a problemas respiratórios.
“Estou a atravessar um momento de provação e uno-me aos muitos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico é fraco, mas, mesmo assim, nada nos pode impedir de amar, rezar, entregarmo-nos, estar presentes uns para os outros, na fé, dando sinais de esperança”, declarou Francisco.
O Papa também destacou o trabalho das equipes médicas e dos profissionais de saúde que prestam assistência aos pacientes. “Quanta luz brilha, neste sentido, nos hospitais e centros de assistência! Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, os corredores, os ambulatórios, os lugares onde se prestam os serviços mais humildes”, acrescentou, agradecendo as orações por sua saúde e por aqueles que cuidam dele com dedicação.
O Santo Padre, que completou 88 anos, convidou os fiéis a se unirem a ele “no louvor ao Senhor”, afirmando que Deus nunca abandona e, nos momentos de dor, coloca ao lado das pessoas aquelas que refletem um “raio do seu amor”.
Homenagem das crianças
Francisco reservou uma menção especial às crianças que estiveram no Hospital Gemelli para demonstrar apoio. “Sei que muitas crianças rezam por mim, algumas delas vieram hoje ao Gemelli como sinal de proximidade. Obrigado, queridas crianças! O Papa ama vocês e espera sempre encontrá-las”, afirmou.
Cerca de 300 crianças, vindas de escolas, associações e instituições, se reuniram em frente à estátua de João Paulo II, na entrada do hospital, com balões, desenhos e cartas para o Papa. A iniciativa partiu do Comitê Pontifício para a Jornada Mundial da Criança, criado por Francisco em novembro do ano passado.
Estado de saúde
Internado há 31 dias, o Papa Francisco continua apresentando melhoras, mas segue necessitando de tratamento hospitalar. Segundo o último boletim do Vaticano, divulgado neste sábado, o estado clínico “se mantém estável, confirmando o notável progresso que fez na última semana”.
A Santa Sé informou que “a oxigenoterapia de alto fluxo continua, reduzindo progressivamente a necessidade de ventilação mecânica não invasiva durante a noite”. No entanto, Francisco ainda precisa de fisioterapia motora e respiratória, o que prolonga sua permanência no hospital por tempo indeterminado.
Solidariedade com a Macedônia do Norte
Mesmo durante a internação, o Papa manifestou suas condolências às vítimas do incêndio em uma discoteca na Macedónia do Norte. Em um telegrama assinado pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, enviado ao bispo de Skopje, Kiro Stojanov, Francisco expressou proximidade espiritual aos feridos e conforto às famílias das vítimas, especialmente aos jovens atingidos pela tragédia.
O Papa segue em oração pela recuperação dos feridos e pelo consolo daqueles que perderam entes queridos. A mensagem reforça sua preocupação com eventos que impactam a humanidade, mesmo enquanto enfrenta desafios relacionados à sua própria saúde.
Edição JP – Com informações da Imprensa Internacional – Imagem: YouTube