O médico Sílvio Mendes (União Brasil) foi empossado como prefeito de Teresina na manhã desta quarta-feira (1º), durante solenidade realizada no Sesc Cajuína, no bairro Noivos, zona Leste da capital piauiense. Este é o terceiro mandato de Sílvio à frente do Executivo municipal, após ter sido eleito prefeito em 2004 e 2010. Jeová Alencar também tomou posse como vice-prefeito, juntamente com os 29 vereadores que atuarão no período de 2025 a 2028.
Sílvio Mendes foi eleito com 52,19% dos votos, somando 239.848 votos válidos. Em sua chegada à solenidade de posse, ele destacou algumas das prioridades para o início de seu mandato, enfatizando a necessidade de cortes em cargos e secretarias como medida para reduzir gastos e investir em áreas essenciais, como saúde e transporte público.
“Reduzimos sete secretarias, duas delas para alinhar com a estrutura do governo federal. Como resultado, mais de 300 cargos foram extintos. Também acabamos com todos os grupos de trabalho que estavam inativos, como o que cuidava do Lagoas do Norte. Isso gerou a eliminação de mais de 500 cargos em comissão, garantindo uma economia que será destinada, por exemplo, à compra de medicamentos”, afirmou o prefeito.
Vereadores empossados
Os 29 vereadores também tomaram posse durante a cerimônia, comprometendo-se a legislar em prol dos interesses da população de Teresina. Os parlamentares que assumiram os mandatos para o quadriêncio 2025-2028 são:
- Eduardo Draga Alana (PSD)
- Bruno Vilarinho (PRD)
- Enzo Samuel (PDT)
- Daniel Carvalho (MDB)
- Juca Alves (PRD)
- Roncallin (PRD)
- Ana Fidelis (Republicanos)
- Joaquim do Arroz (PT)
- Fernanda Gomes (Solidariedade)
- Gustavo de Carvalho (PT)
- Venâncio (PT)
- Deolindo Moura (PT)
- Carlos Ribeiro (PDT)
- Zé Neto (MDB)
- Valdemir Virgino (PRD)
- Ismael Silva (PP)
- Elzuila Calisto (PT)
- Petrus Evelyn (PP)
- Delegado James Guerra (Avante)
- João Pereira (PT)
- Luís André (PL)
- Samuel Alencar (União Brasil)
- Dudu (PT)
- Zé Filho (PSD)
- Lucy Soares (MDB)
- Aluísio Sampaio (PP)
- Fernando Lima (PDT)
- Carpejanne Gomes (Podemos)
- Tatiana Medeiros (PSB)
A nova gestão promete priorizar a eficácia administrativa e a resolução de problemas estruturais em Teresina. Com a posse, a expectativa é de que o trabalho comece de imediato, atendendo às demandas mais urgentes da população.
Imagem: Reprodução