Equipes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão em Teresina para a segunda missão de construção do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A missão é conduzida pela Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), e pela Secretaria Municipal de Defesa Civil. Os técnicos da SGB percorrerão áreas de risco nas quatro regiões urbanas e rurais da cidade, em companhia também dos profissionais das Superintendências de Desenvolvimento Urbano e Rural.
Teresina foi uma das dez cidades brasileiras contempladas, através do Programa Periferia sem Risco do Ministério das Cidades, para receber o PMRR. O programa é uma estratégia que orienta as ações do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do ministério.
O PMRR tem importante papel no conhecimento técnico sobre os riscos existentes no território do município. Ele indicará, por exemplo, áreas prioritárias que deverão ser objeto de investimentos com intervenções estruturais e não estruturais, com a finalidade de reduzir os riscos identificados. O plano busca aperfeiçoar os instrumentos de planejamento, revisar a sua metodologia e fortalecer a formação de profissionais na área de mitigação de riscos e prevenção de desastres frente à crise climática.
O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, analisa a importância desse instrumento para a cidade. “A partir desse plano, a Prefeitura terá informações para projetar obras estratégicas para mitigar os riscos de deslizamentos de terra e inundações, por exemplo. Agora, a SGB deve concluir o levantamento de campo e o plano deverá ser finalizado até o final deste ano”, afirma.
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel José Nunes, detalha como a ação contribui para o trabalho de garantir a segurança da população. “A continuidade do mapeamento das áreas de risco em Teresina, agora incluindo a zona rural, é um avanço essencial para a construção do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Com o apoio dos técnicos do Serviço Geológico do Brasil, teremos um diagnóstico ainda mais preciso das vulnerabilidades do nosso município, o que permitirá ações preventivas mais eficazes. Nosso compromisso é fortalecer a segurança da população, adotando medidas que reduzam os impactos de eventos adversos. Esse trabalho conjunto é fundamental para garantir um planejamento urbano mais seguro e sustentável para Teresina”, declara.
Fonte: PMT