A Justiça do Piauí condenou Valmir Feitosa dos Santos a 25 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo feminicídio de sua ex-esposa, Liana Linhares Lopes, de 27 anos. O crime ocorreu em novembro de 2023, na frente da filha do casal, de apenas 11 anos, que tentou salvar a mãe.
Valmir foi preso após desferir 21 facadas na vítima. De acordo com a decisão do juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, o réu demonstrou comportamento violento e possessivo, sem aceitar o fim do relacionamento. A condenação se deu por maioria dos votos, reconhecendo as qualificadoras de feminicídio, impossibilidade de defesa da vítima e motivo torpe.
Decisão judicial
Na sentença, o magistrado afirmou: “Fixo a pena base de Valmir Feitosa dos Santos em 25 anos e 6 meses. Devido haver circunstância agravante (meio cruel) e devido haver circunstância atenuante (confissão), não há mudança na pena base aplicada. Não é cabível a substituição da pena privativa de liberdade”.
O crime
Liana Linhares Lopes foi assassinada a facadas dentro de sua casa, na zona Sul de Teresina, no bairro Parque Vitória. O crime aconteceu no dia 27 de novembro de 2023 e foi testemunhado por sua filha de 11 anos, que tentou impedir o pai sem sucesso.
Testemunhas relataram que Valmir invadiu a casa de Liana e iniciou uma discussão. Em seguida, ele passou a esfaqueá-la brutalmente. “Foram pelo menos 12 perfurações em diversas partes do corpo. O irmão da vítima entrou na casa e viu Valmir segurando-a pelos cabelos enquanto desferia os golpes”, relatou o delegado Francisco Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A vítima havia solicitado uma medida protetiva contra o ex-marido, mas ele continuava frequentando a residência para visitar os filhos. No dia do crime, o irmão de Liana ouviu os gritos e correu para ajudar, entrando em luta corporal com Valmir. Com a ajuda dos vizinhos, ele conseguiu imobilizar o agressor, que foi amarrado até a chegada da polícia.
A mãe de três filhos não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Justiça para Liana
A condenação de Valmir Feitosa dos Santos é vista como um passo importante na luta contra a violência de gênero. O caso reforça a necessidade de cumprimento rigoroso das medidas protetivas e maior assistência às vítimas de violência doméstica.
Se você ou alguém que conhece está em situação de violência doméstica, denuncie. Procure as autoridades competentes ou disque 180.
Da redação – Imagem TJ-PI