Além de conquistar o público e a crítica, o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, também está fazendo barulho nas plataformas de música. A produção, que estreou neste domingo (6) no Globoplay, levou ao estrelato faixas brasileiras dos anos 1970 que embalam a narrativa política e social do longa.
Segundo dados obtidos pelo gshow junto ao Spotify, duas músicas da trilha sonora apresentaram crescimento impressionante desde a estreia do filme, em novembro, até a cerimônia do Oscar, em março.
O clássico “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”, de Erasmo Carlos, viu seus plays dispararem mais de 1000% no período. Já a irreverente “Take Me Back To Piauí”, de Juca Chaves, surpreendeu com um aumento ainda maior: mais de 1900% no número de reproduções.
As premiações impulsionaram ainda mais o interesse pela trilha. Após a noite do Oscar, a faixa de Erasmo Carlos teve um salto de 108% nas execuções em comparação ao dia anterior. No Globo de Ouro, a alta foi de 355%. A canção de Juca Chaves também surfou essa onda, com aumentos de 56% após o Oscar e 277% no dia seguinte ao Globo de Ouro.
E não para por aí: os fãs levaram o impacto do filme para suas playlists pessoais. Só em 2025, até o fim de fevereiro, foram criadas 640 playlists no Spotify com títulos inspirados no longa — expressões como “A vida presta” e “Ainda Estou Aqui” se tornaram tema de trilhas sonoras pessoais Brasil afora.
O sucesso da trilha reafirma a força da música brasileira como ferramenta de memória e resistência — e mostra que a arte, quando bem contada, ecoa em todos os cantos.
Edição JP – Imagem: Divulgação Internet