Vacina contra o HPV: bora se proteger e proteger os outros também!

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou para a manhã desta sexta-feira, 4, em solenidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires, zona Norte da capital, a abertura da campanha contra o HPV, que se estenderá até junho de 2025. O objetivo da campanha é realizar uma “vacinação de resgate”, voltada para imunizar mulheres e homens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina, essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

Mas o que é esse tal de HPV, afinal?

HPV é a sigla pra Papilomavírus Humano. É um vírus super comum que é transmitido principalmente por contato sexual. E olha só: mesmo quem só teve um parceiro ou parceira na vida pode pegar. Não tem essa de “comigo não acontece”.

A maioria das pessoas que pega HPV nem sente nada e o corpo elimina o vírus sozinho. Mas em alguns casos, o bicho pega: o HPV pode causar verrugas genitais e até câncer, principalmente no colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. Sim, é coisa séria.

E a vacina entra como nessa história?

A vacina é tipo aquele escudo mágico nos games: ela protege seu corpo antes mesmo de você entrar em contato com o vírus. Ou seja, quanto mais cedo tomar, melhor!

No Brasil, a vacina contra o HPV é gratuita no SUS pra:

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos
  • Pessoas imunossuprimidas (como quem vive com HIV, por exemplo) até 45 anos
  • Pessoas que já tiveram contato com o vírus, em alguns casos, também podem se vacinar

Se você tá nessa faixa etária e ainda não tomou, corre pro posto de saúde!

“Mas eu tenho vergonha…”

Mano, para com isso! Vacina não tem nada a ver com vida sexual. Ninguém vai julgar ninguém. É saúde, é prevenção, é autocuidado. A vergonha passa, mas as consequências de não se cuidar podem durar a vida toda.

“E tem efeito colateral?”

A maioria das pessoas não sente nada ou só fica com o braço meio dolorido por um ou dois dias. E sinceramente? Melhor do que lidar com um câncer, né?

Então bora se vacinar!

A real é que vacina salva vidas, e a do HPV é uma das formas mais fáceis de se proteger contra várias doenças sérias. Não é papo de mãe, é papo reto.

Se você já tomou, manda bem demais! Se ainda não, marca de ir no posto, chama o amigo, a amiga, vai em galera. Cuida de você e de quem você gosta. 💉✨

Da redação, com imagem: Freepik

Notícias recentes

Notícias em alta

Com notícias do Piauí, do Brasil e do Mundo!

©2024- Todos os direitos reservados. Clique Pi